Pestalozzi na mídia

Projeto Tô no Jogo ensina tênis a pessoas com deficiência intelectual

Criado pela ex-atleta Cláudia Chabalgoity, a ideia é promover, por meio do esporte, o desenvolvimento físico e emocional

 

Com funcionamento mental abaixo da média e baixa capacidade de compreender, concentrar-se, aprender, lembrar e realizar alguns tipos de tarefas, pessoas com deficiências intelectuais são, em geral, negligenciadas do convívio social. A condição se manifesta antes dos 18 anos e costuma deixar para trás os portadores, que sofrem com a falta de oportunidades. Porém, com a devida atenção e tratamento, esses indivíduos podem, e devem, superar as dificuldades, ter qualidade de vida e ser felizes.

Nesta Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, contamos a história do projeto Tô no Jogo. Criado pela ex-tenista profissional Cláudia Chabalgoity, o objetivo é promover por meio do esporte o desenvolvimento físico e emocional de alunos da Associação Pestalozzi, que atende gratuitamente pessoas com deficiência intelectual e múltipla com mais de 21 anos.

Cláudia trabalhava com cadeirantes, mas, depois de fazer faculdade de psicologia, voltou sua atenção às pessoas com deficiência intelectual. “A questão de como se comporta a psicologia com o especial me interessou muito, entender qual é o tempo deles, como escutam comandos. E esse trabalho precisava ser por meio do tênis, uma bagagem que eu tinha. É praticamente um consultório ativo”, explica a ex-tenista.

Ao olhar de forma integrativa para os alunos, o objetivo é criar uma consciência e desenvolvimento por meio do esporte. Cláudia afirma esperar que eles tenham vida própria, autonomia, autoestima, conhecimento do próprio corpo e das suas habilidades para, no fim das contas, serem felizes.

“Não nos importa se eles vão jogar tênis. Estamos observando não só a questão do movimento técnico, se o braço está no lugar certo, mas também se melhorou o olhar, o foco, o sorriso, a alegria. Pegamos o que eles já têm, potencializamos e desenvolvemos. São pessoas desacreditadas, mas cada uma é um caso de sucesso dentro do seu limite”, conta Cláudia.

As aulas do Tô no Jogo acontecem duas vezes por semana. Os alunos são divididos em grupos: alguns vão ter lições de consciência corporal com a professora Isabel Nabuco, enquanto os outros aprendem fundamentos do tênis com o professor Carlos Mavignier. Por enquanto, são 23 estudantes com vários graus de deficiência, incluindo alguns diagnosticados com de síndrome de Down, esquizofrenia e autismo. “Mas não enxergamos diagnóstico, olhamos a pessoa. Chegou assim? Como podemos trabalhar?”, diz a futura psicóloga.

Uma pedagogia francesa chamada antiginástica é usada para liberar as tensões e melhorar a percepção do corpo. “Eles adoram, chamam de terapia do amor e se sentem relaxados. Alguns aprenderam e repetem em casa quando sentem dor. A ideia é que tenham um corpo mais livre para viver melhor”, explica Isabel. Antes agitados, os alunos ficam calminhos nessa parte da prática.

Além disso, as aulas do Tô no Jogo são animadas, e pequenas vitórias são muito comemoradas. O caso de Vitor Jefferson, por exemplo, já levou Cláudia às lágrimas. Diagnosticado com autismo severo, dificuldades de comunicação, visão e audição, Vitor emocionou todos os presentes quando conseguiu bater a raquete na bola pela primeira vez. “Eu chorei. É um tipo de retorno muito diferente, e ele vem se desenvolvendo bastante”, conta a estudante de psicologia.

Para os alunos, também é um momento lúdico e interessante na rotina semanal. “Eu gosto de jogar as bolinhas e fazer o treinamento para fortalecimento do condicionamento físico”, conta Luciano Pires, que também pratica atletismo e participa de competições entre as outras sedes da Pestalozzi ao redor do Brasil. “Eu adorei o tênis, os professores são muito legais e bons para nós. Todo mundo é muito amigo”, completa o aluno Gilberto.

Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/bem-estar/saude-bem-estar/projeto-to-no-jogo-ensina-tenis-a-pessoas-com-deficiencia-intelectual

Pestalozzi Brasília

É graças a sua generosidade que podemos ajudar...

Doar tempo e amor...
Seja um voluntário

Pestalozzi Brasília

Setor de Clubes Esportivos Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações
Asa Sul, Brasília - DF
70200-003

Siga-nos: