Centro de aprendizagem ao longo da vida - CEAV

Centro de aprendizagem ao longo da vida - CEAV

O CEAV é um projeto pioneiro no Distrito Federal cuja proposta pedagógica foi autorizada pelo Parecer Nº 44/2018 do Conselho de Educação do Distrito Federal, conforme publicação no DODF N° 59 de 2 de Abril de 2018. Propõe o desenvolvimento de um programa multidisciplinar ativo com atendimentos nas áreas de educação, saúde e assistência social - respeitando a complexidade das características intelectuais, físicas, culturais, sociais, linguísticas, entre outras, da sua clientela. A criação do CEAV e a sua metodologia de atendimento está registrada e possui direitos autorais cedidos à mantenedora, não sendo permitida a sua reprodução, cópia ou qualquer alteração sem o consentimento expresso do autor.

O programa ofertado no CEAV direciona para o despertar de talentos adormecidos ou não evidenciados, o exercício permanente de novas habilidades que favoreçam a qualidade de vida, a expansão integral da pessoa e o respeito à complexidade de suas expressões comportamentais. Tem como fundamento o somatório da educação formal (aquela que ocorre no sistema de ensino tradicional), da educação não formal (correspondentes às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino) e da educação informal ou incidental (aquelas que ocorrem ao longo da vida), conforme conceitos do MEC.

O CEAV não busca a rigidez dos preceitos de uma educação escolar, mas traz em seu escopo uma proposta pedagógica inovadora de atendimento que transpõe os parâmetros do sistema educacional. Há uma valorização do conhecimento experimentado, da aprendizagem prévia que cada pessoa carrega consigo, possibilitando a certificação desses saberes resultantes do processo histórico social acumulado ao longo da vida, em reconhecimento das atividades suplementares aplicadas em nível prioritário para a ampliação do conhecimento respaldo pela legislação vigente.

O público alvo do CEAV é, prioritariamente, pessoas com diversidades funcionais envelhecidas ou em processo de envelhecimento, com idade cronológica a partir dos 25 anos, as quais possuem necessidades específicas e que possam ser beneficiadas pelo programa ofertado.

O CEAV possui uma estrutura organizacional que consiste na interligação de 05 (cinco) núcleos direcionados para uma melhor completude do programa ofertado, sendo eles: o Núcleo de Desenvolvimento Profissional e Pesquisa Científica, Núcleo de Artes, Cultura, Esporte e Lazer, Núcleo de Família, Núcleo de Bem Estar Multiterapêutico - NUBEM e Núcleo de Envelhecimento Ativo.
Pestalozzi Brasília
Setor de Clubes Esportivos Trecho 3
Lote 4 - Setor Sul, Brasília - DF
71200-000

Siga-nos: